• Instagram
  • Ícone do Facebook Preto
  • YouTube

Objetivos 

PROMOVER

a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) do Estado de Minas Gerais possibilitando a participação das(os) mesmas(os) na definição da contribuição do Sistema Conselhos para desenvolvimento da Psicologia como
Ciência e Profissão.

GARANTIR

o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao XVII plenário do CRP-MG.

PROPOR

diretrizes políticas referentes ao tema do 11º Congresso Nacional de Psicologia a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia.

ELEGER

delegadas(os) e suplentes para representar o CRP-MG no 11º Congresso Nacional da Psicologia.

 
onze.gif

O Corep

Em cada unidade da federação é realizado a cada três anos um congresso regional da Psicologia, o Corep. Essa instância colegiada é formada por representantes das(os) psicólogas(os) das diversas regiões do Estado, representantes de entidades da Psicologia e estudantes, se constituindo em um processo democrático e participativo.

O Corep Minas, que será realizado pelo Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG) está marcado para acontecer de 1 a 3 de abril de 2022.

Até lá, psicólogas(os) são convidadas(os) a participar dos pré-congressos.

CONGRESSO REGIONAL
DA PSICOLOGIA

1 a 3 de abril de 2022

O CNP

Encontros Virtuais - LOGO CNP (4).png

O 11º Congresso Nacional da Psicologia será realizado nos dias 2 a 5 de junho de 2022. O tema desta edição - "O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais" - reflete os desafios que a Psicologia enfrenta diariamente, principalmente diante da pandemia, que traz no seu bojo o agravamento das desigualdades sociais, gerando grandes repercussões, especialmente na saúde mental. 

 

No CNP as(os) psicólogas(os) serão convidadas(os) a pensar em como essa conjuntura impacta na constituição da subjetividade da população e qual é o papel  da Psicologia.

 

Sabe-se, também, que os impactos da pandemia permanecerão  na sociedade, convocando a Psicologia a continuar reconfigurando suas práticas e suas normativas, de forma ativa, presente e atualizada. 

2 a 5 de junho de 2022

Objetivos 

DEFINIR

diretrizes e ações políticas a serem priorizadas pelos Conselhos de Psicologia para o triênio 2022 a 2025.

DETERMINAR

a contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

POSSIBILITAR

a inscrição e a apresentação das chapas que concorrerão ao próximo mandato do Conselho Federal de Psicologia. 

Psicólogas(os), estudantes, convidadas(os) e quaisquer outras pessoas interessadas, a critério do CRP-MG - conforme definição do regulamento regional - já podem contribuir com esse processo decisório participando dos eventos preparatórios, onde são fomentados os debates e produzidas propostas para os pré-congressos.

Toda(o) psicóloga(o) pode também enviar propostas avulsas para o seu CRP. O sistema para submissão está disponível clicando aqui.

As propostas devem ser frases únicas, sem encaminhamentos e devem ser compatíveis com as atribuições legais do CFP e do CRP. 

 

Poderão ser formuladas para o âmbito regional, nacional ou para ambos concomitantemente, relacionadas às políticas que serão desenvolvidas no próximo triênio do CRP-MG (2022 - 2025) e CFP (2023 a 2025);

Cada proposta deve estar atrelada a um dos eixos temáticos: 

 
EIXO 1

Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia

EIXO 2

Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas.

EIXO 3

O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

POR QUE DEVO ENVIAR PROPOSTAS? 

1

PORQUE VOU CONTRIBUIR COM O SISTEMA CONSELHOS NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E PROFISSÃO

2

PORQUE VOU COLABORAR COM O CADERNO REGIONAL DE DELIBERAÇÕES, QUE DEVERÁ NORTEAR A GESTÃO DO MEU CONSELHO REGIONAL DE SETEMBRO DE 2022 ATÉ SETEMBRO DE 2025.

3

PORQUE VOU AUXILIAR COM A DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS QUE SERÃO IMPLEMENTADAS E/OU REGULADAS PELO SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA PARA O CFP ATÉ SETEMBRO DE 2025. 

Etapas

EVENTOS PREPARATÓRIOS
1 de julho a 10 de setembro de 2021 

Têm o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas.
Podem participar dos Eventos Preparatórios psicólogas(os), estudantes, convidadas(os) e quaisquer outras pessoas interessadas, seja por iniciativa própria de uma(um) profissional, de grupos, de atividades organizados pelo Conselho.

PRÉ-CONGRESSOS
30 de setembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022

Têm o objetivo de apreciar e aprovar as propostas enviadas por meio dos eventos preparatórios.

Nessa etapa, novas propostas podem também ser elaboradas.
Podem ocorrer em mais de uma área geográfica da jurisdição do CRP. Nessa instância, são eleitas as(os) delegadas(os) para o Congresso Regional (COREP).

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A AGENDA 

COREP
1 a 3 de abril de 2022

É realizado pelo CRP e reúne delegadas(os) eleitas(os) nos Pré-Congressos. Tem o objetivo de discutir e aprovar as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações, o qual orientará as ações da próxima gestão no triênio seguinte. Também serve para apreciar as propostas que serão envidas ao CNP e eleger as(os) delegadas(os) que irão representar o Estado.   

CNP
2 a 5 de junho de 2022

É a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia. Participam as(os) delegadas(os) nacionais, eleitas(os) nos COREPS de todos os CRPs.

As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do CNP, que orientará as ações da próxima gestão do CFP no triênio 2022-2025 .

 

 

Obrigado pelo envio!

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube

Sim, eu quero participar dos eventos preparatórios para o Corep 

onze.gif

Contato