Crepop 10 anos

Neste ano, o Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG) comemora o Dia da(o) Psicóloga(o) marcando outra importante data: os 10 anos de existência do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

 

Para o Conselho esse é um marco que deve ser celebrado, pois representa a concretização de muitos esforços que buscaram ampliar a contribuição da Psicologia para a sociedade brasileira, baseada nos direitos humanos e na democracia.

VÍDEO 10 ANOS DO CREPOP

AGENDA

CENTRAL

Dia 5
13h,  "V Encontro de Coordenadores de Curso de Psicologia de Minas Gerais", no CRP-MG

Dia 10
19h, "Psicologia em Foco – Psicologia na Atenção Básica à Saúde", no CRP-MG

 

Dia 16
19h, "Lançamento da cartilha: Olhares e Fazeres das Mulheres das Gerais", no CRP-MG

Dia 17
13h, "10 anos do CREPOP: construindo referências para a atuação da(o) psicóloga (o) em políticas públicas"

no Auditório da Una (Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes)

 

Dia 18
19h, "Roda de conversa Construindo a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres lésbicas e bissexuais de Minas Gerais", no CRP-MG 

 

Dia 22
19h, "Apresentação gratuita e aberta à população da peça Nos porões da loucura, no Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 586, Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Dia 24
19h, "Psicologia em Foco - A(o) psicóloga(o) na APAC: uma reflexão sobre religiosidade, espiritualidade e Psicologia”, no CRP-MG

 

Dia 25
19h, "Roda de conversa - As mudanças no CPC e a perícia psicológica no Direito de Família", no CRP-MG 
 
Dia 31
19h, "Psicologia em Foco - Mobilidade humana e processos migratórios", no CRP-MG 

LESTE

Dia 17
15h,  "Roda de conversa sobre elaboração de documentos na prática cotidiana d@s Psicólog@s", no Auditório da Única Faculdade (Rua Salermo, 299 - Bethânia, Ipatinga)


Dia 18
14h30, "Desafios e contribuições da Psicologia no SUAS", na Casa dos Conselhos da Prefeitura (Rua Duque de Caxias, 366, Centro - 3ºandar, Coronel Fabriciano)

 

Dia 19
17h, "Desafios e contribuições da Psicologia na Educação", na Subsede Leste (Rua Peçanha, 374, 4º Andar, Salas 401 a 403, Centro, Governador Valadares)


Dia 23
19h, 
"Roda de conversa sobre Elaboração de Documentos", no Auditório da UNEC (Av. Moacir de Matos, 49, Centro, Caratinga)

Dia 24

14h, "A atuação d@ psicólog@ no CAPS"
Local: Subsede Leste (Rua Peçanha, 374, 4º Andar, Salas 401 a 403, Centro, Governador Valadares)


Dia 25
19h, "Desafios e contribuições da Psicologia no SUAS"
Local: Auditório da Faculdades Doctum (Rua Gustavo Leonardo, 1127, São Jacinto, Teófilo Otoni)

Dia 26
17h, "Desafios e contribuições d@ Psicolog@ no SUAS", na Subsede Leste (Rua Peçanha, 374, 4º Andar, Salas 401 a 403, Centro, Governador Valadares)

SUDESTE

Dia 5
19h,  "Oficina - Elaboração de Documentos", no Anfiteatro da Biblioteca do Campus Santo Antônio (Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João Del-Rei)


Dia 19
15h, "Seminário Relações Raciais: o que a Psicologia tem a ver com isso?”, na Subsede Sudeste (Av. Barão do Rio Branco, 2001 sl 1507/1508, Centro, Juiz de Fora)

 

Dia 25
14h, "Lançamento das Cartilhas Saúde do Trabalhador: Saberes e fazeres Possíveis da Psicologia do Trabalho e das Organizações” e “Olhares e Fazeres das Mulheres nas Gerais”, na Sudsede Sudeste (Av. Barão do Rio Branco, 2001 sala 1507 e 1508 - Centro, Juiz de Fora)


Dia 25
19h, "Palestra Perspectivas e desafios da profissão”, no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Rua Halfeld, nº 1179, Campus Academia, Juiz de Fora)

Dia 26
15h, "Roda de Conversa Dilemas éticos no contexto de trabalho do(a) psicólogo(a)", na UFV - Divisão Psicossocial (Vila Gianetti, casa 29, Viçosa, MG) 

Dia 26
19h, "Roda de conversa Implicações na elaboração de documentos psicológicos", na Univiçosa (Av. Maria de Paula Fontana, 3815, Silvestre, Viçosa)

Dia 29
15h, "Roda de Conversa A judicialização do SUAS”, na Subsede Sudeste (Av. Barão do Rio Branco, 2001 sala 1507 e 1508, Centro, Juiz de Fora)

Em função das comemorações do Dia da(o) Psicóloga(o) e dos 10 anos do Crepop, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) propõe um conjunto de atividades que serão realizadas ao longo do mês de agosto. 

Confira a programação:

CENTRO-OESTE

Dia 18
8h30,  "Drogas, violência e escola: desafios para atuação da(o) psicóloga(o)",  na Subsede Centro-Oeste (Rua Fortaleza, nº 34 / 2º andar, Bairro Bom Pastor, Divinópolis)

Dia 23
8h, "Psicologia em Foco “A atuação da Psicologia junto ao NASF”, na Faculdade de Nova Serrana (Av. José João Rodrigues, 600, Fausto Pinto da Fonseca, Nova Serrana)

 

Dia 23
19h, "Inclusão e exclusão no contexto escolar: desafios para a atuação da(o) psicóloga(o)", na escola Number One (Av. Dona Cota, 359 – Centro, Itaúna)

Dia 24
19h, "Psicologia em Foco - Psicologia na contemporaneidade: desafios atuais”, no Auditório Santa Casa de Bom Despacho (Praça Irmã Albuquerque, 120 - Centro, Bom Despacho)


Dia 25
19h, "Psicologia em Foco 10 anos do Crepop e lançamento da cartilha Saúde do Trabalhador: Saberes e fazeres Possíveis da Psicologia do Trabalho e das Organizações na Subsede Centro-Oeste (Rua Fortaleza, nº 34 / 2º andar, Bairro Bom Pastor, Divinópolis)

NORTE

Dia 22
19h,  "Exposição 10 anos do Crepop, comemoração dia do Psicóloga(o) e  Lançamento da cartilha: Olhares e Fazeres das Mulheres das Gerais",  na Auditório da AMAMS (Av. Nice S/N – Ibituruna, Montes Claros)

Dia 23
8h, "Mesa Redonda - Grupos Operativos na clínica infantil: poder da construção coletiva”, na Clínica Escola Campus Amazonas (Av. Plínio Ribeiro, 539 - Jardim Brasil, Montes Claros)

 

Dia 23
15h, "Exposição 10 anos do Crepop", na entrada da Prefeitura Municipal de Montes Claros (Av. Cula Mangabeira, 211 – Centro)

Dia 24
7h30, "Lançamento Projeto Conexão PSI” e 8h, "PsicoFilme comentado: Histórias Cruzadas", na Sala Ray Colares das Faculdades Integradas Norte de Minas (Funorte), (Campus JK - Av. Osmane Barbosa, 1111, Bairro JK, Montes Claros)

 

Dia 24
19h30, "Palestra: Adolescência, Mídia e Subjetividade" no Gold Eventos, Montes Claros

(Praça Dr. João Alves, 120 - Centro)

SUL

Dia 15
17h, "Relações abusivas e cultura do estupro: o que isso tem a ver com saúde mental das mulheres? e
Lançamento do livro Olhares e Fazeres das Mulheres das Gerais”, no Anfiteatro da Biologia (Ramalhão) - UFLA (Av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001, Kennedy, Lavras)


Dia 24
19h, "Comemoração do Dia da(o) Psicóloga(o) e 10 anos do CREPOP: a atuação nas políticas públicas, em especial na Assistência Social. Lançamento da cartilha A psicologia e a população em situação de rua: novas propostas, velhos desafios”, no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro, Poços de Caldas)

 

Dia 24
19h30, "Saúde do Trabalhador: saberes e fazeres possíveis da Psicologia do Trabalho e das Organizações”, na Unifenas (Rod. MG 179, Km 0 Câmpus Universitário, Alfenas)

Dia 25
13h, "Comemoração do Dia da(o) Psicóloga(o) e 10 anos do CREPOP: a atuação nas políticas educacionais - Debate sobre a cartilha do CREPOP “Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica”, na Superintendência Regional de Saúde (Av. Vicente Simões, 984, Pouso Alegre)

TRIÂNGULO

Dia 24
14h,  "Compartilhando as diversas práticas na Psicologia", na Subsede Triângulo (Av. Floriano Peixoto, 615 salas 302 e 303, Centro, Uberlândia)


Dia 24
19h, "Desafios da Psicologia Clínica na Atualidade" - Lançamento das cartilhas", na Câmara Municipal de Uberlândia (Av. Ubiratã Honório de Castro, Santa Mônica, Uberlândia)

 

Dia 25
8h, "Comemoração ao Dia da(o) Psicóloga(o) - Lançamento das cartilhas A Psicologia e a população em situação de rua: novas propostas, velhos desafios; e  Olhares e Fazeres das Mulheres nas Gerais”  , no  Teatro Experimental de Uberaba ( Rua Padre Zeferino 998, Fabrício, Uberaba)​

 
 

TRAJETÓRIA e METODOLOGIA

O Crepop é fruto de reflexões iniciadas ainda na década de 1970 e que aumentaram com a progressiva inserção das(os) psicólogas(os) no campo social durante as décadas de 1980 e 1990. Em 2006, o Sistema Conselhos implanta o Crepop com o objetivo de conhecer e organizar as diversas experiências já em curso de psicólogas(os) inseridas(os) nas políticas públicas. 
A atuação do Centro se consolida com a produção de referências técnicas para as mais diversas áreas, sendo esses temas escolhidos a partir de deliberações do Congresso Nacional de Psicologia. Ao mesmo tempo em que sistematiza esses conhecimentos, contribui com a abertura de novas frentes de trabalho para profissionais da Psicologia.

O Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação (GPM&E), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui convênio com o Crepop, sendo responsável pela compilação dos dados para produção de um relatório nacional

As equipes regionais conduzem, a equipe nacional assiste os regionais, recebe os relatórios e envia para o GPM&E, que analisa e gera um relatório nacional.

 
 
DST e Aids
Varas de família
Medidas socioeducativas
População em situação de rua
Cras
Metodologia Psicologia em PPúblicas
Suas
SUS
Crianças/adolescentes vítimas abuso
Saúde do trabalhador
Psicologa(o) no Cras e Suas
Sistema prisional
Educação básica
Medidas socioeduc regime aberto
Creas
Mulher em situação de violência
Álcool e outras drogas
Questões relativas à terra
Caps