top of page

CHAPA 12 - FORTALECER A PROFISSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO
O Fortalecer a Profissão é formado por psicólogas e psicólogos de todas as regiões do estado de Minas Gerais com atuação nos diversos campos e áreas das Psicologias.


O que nos agrega é a defesa dos valores ético-políticos da profissão.  Ou seja, não representamos nenhum partido político, a nossa identidade política se estabelece a partir do Código e Ética Profissional. Por essa razão, somos de fato plurais e diversos, considerando a atuação no setor público e privado e em vários campos da psicologia.


Acreditamos que, além do engajamento da Psicologia nas questões da sociedade, é fundamental o fortalecimento da categoria profissional diante de questões do exercício profissional, condições e relações de trabalho.


Nessa direção, estamos concorrendo às eleições do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, e apresentamos as nossas propostas considerando três eixos: ‘Psicologia e o Exercício Profissional’, ‘Psicologia e Sociedade’ e  ‘Organização e Gestão do Conselho Regional de Psicologia.

Psicologia e o Exercício da Profissão
•    Fomentar a revisão do marco normativo da fiscalização e da orientação profissional, visando adequá-lo ao exercício da profissão, reconhecendo, assim, que as condições e relações de trabalho não são promovidas apenas pelo profissional e são determinantes para o exercício ético da profissão.
•    Criar e fortalecer as Comissões e Grupos de trabalho temáticos considerando-os como dispositivos de formulação, orientação para o exercício profissional, fundamentação para a adequação do marco normativo e posicionamentos políticos do Conselho, tais como:

     Comissões de:

  • Direitos Humanos

  • Apoio à Gestão de Negócios e Serviços em Psicologia

  • Psicologia em Saúde

  • Neuropsicologia

  • Psicologia na Assistência Social

  • Psicologia na Educação

  • Segurança e Justiça

  • Emergência e Desastre

  • Avaliação Psicológica

  •  Trabalho e Organizacional

  •  Formação em Psicologia

  •  Psicologia Ambiental

  •  Psicologia da Mobilidade Humana e Trânsito

  • Grupo de Trabalho de apoio ao exercício da profissão


•    Promover a disseminação do OrientaPsi como plataforma de compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os profissionais.

Psicologia e Sociedade
•    Fortalecer o compromisso ético-político com a defesa intransigente dos Direitos Humanos na promoção da liberdade, da dignidade, do respeito às diferenças e da integridade do ser humano.
•    Assumir publicamente posição ético-político diante de violações dos direitos humanos, promovendo o debate com a sociedade sobre os aspectos nocivos à constituição subjetiva das vítimas de violações.
•    Defender as instituições democráticas brasileiras apoiando a consolidação do Estado de Direitos.   

Organização e Gestão do CRP
•    Organizar o funcionamento do CRP baseado nas agendas das comissões e às necessidades para a profissão no Estado.
•    Democratizar o acesso aos recursos financeiros do CRP  por meio de editais e critérios objetivos para a seleção dos projetos que serão apoiados.
•    Implantar política de anuidades que preveja condições melhores para inscrição, registro e pagamento de anuidades pelas/o recém-formadas/o
•    Articular as entidades da Psicologia como parceiras e colaboradoras nos temas afins, trabalhados no âmbito do CRP.

Veja a nossa proposta completa e conheça os integrantes da chapa
Site: www.fortalecerpsi.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/fortalecercfp
Facebook: Fortalecer a Profissão Minas

 

CHAPA 11 - CUIDAR DA PROFISSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUEM SOMOS?
Somos um grupo político orientado pela ética do compromisso social e pela diversidade, composto por profissionais de várias áreas. Buscamos promover o respeito e a valorização da Psicologia. Apoiamos a ampliação da presença da(o) psicóloga(o) nas políticas públicas e a qualificação da sua atuação profissional. Apoiamos as instâncias sindicais na luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria. Valorizamos a pluralidade das orientações teóricas da Psicologia e a diversidade de campos de atuação.


NOSSO CHAPA SE CONSTITUIU A PARTIR DOS PRINCÍPIOS:
Representatividade:
ampla participação de mulheres, refletindo a proporção de gênero na profissão


Diversidade de Pensamento: presença de diversas orientações teóricas e campos de atuação da Psicologia


Descentralização: representatividade igualitária das subsedes do CRP/MG cobrindo todo Estado, sendo 2/3 dos candidatos do interior


Coerência: trajetória profissional reconhecida, marcada pelo efetivo engajamento com os princípios do Cuidar da Profissão


O QUE QUEREMOS?
Queremos, junto com você, trabalhar no cuidado e valorização da profissão, de forma respeitosa, inclusiva e democrática, promovendo a postura crítica. Comprometemo-nos que o CRP/MG será um espaço aberto para o constante diálogo com a categoria.


PRINCÍPIOS DO CUIDAR DA PROFISSÃO
1- Ética e Direitos Humanos são valores básicos para garantia da dignidade humana, alcançam direitos sociais individuais, coletivos, políticos e sociais.
1.1 Devem ser vividos como os alicerces do compromisso social da Psicologia.
1.2 Fazemos a defesa intransigente dos direitos individuais, coletivos, políticos e sociais, através da atuação das(os) psicólogas(os), inclusive através das políticas públicas.


2 - Diversidade da Psicologia é o que buscamos defender! É a conivência respeitosa das diferenças em todos os âmbitos da vida.
2.1 Respeito e valorização das distintas orientações teóricas e campos de atuação das psicólogas(os).
2.2 Psicologia como instrumento potente para defesa e promoção da pluralidade e autonomia dos cidadãos.


3 - Democracia é pressuposto  fundamental para o exercício da participação cidadã e para o protagonismo de sujeitos e coletivos, assim como para a conquista de direitos. É a origem e o destino do Cuidar da Profissão.
3.1 Participação das (os) psicólogas(os) nas instâncias decisórias do Sistema Conselhos.
3.2 Participação do Conselho Regional de Psicologia nos espaços de controle social.


4 - Construção coletiva é o reconhecimento de que juntos podemos mais, e que a troca de ideias entre pessoas e instituições torna a vida mais rica.
4.1 Conselho como espaço de construção coletiva da profissão.
4.2 Parcerias com as diversas entidades da Psicologia (Fórum Nacional de Entidades da Psicologia)


5 - Valorização da profissão no sentido do reconhecimento social, profissional, econômico e científico da profissão.
5.1 Amplo reconhecimento da profissão junto à sociedade.
5.2 Defesa da atuação profissional das/os psicólogas/os no âmbito público e privado.

 

bottom of page