• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

A JORNADA

O Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia no Sistema Prisional e Socioeducativo, realiza a I Jornada da Atuação da Psicologia no Contexto do Encarceramento, que será realizada nos dias 13 e 14 de junho de 2019, em Belo Horizonte.

Os objetivos do evento são:

•    Promover o debate sobre a prática psicológica no contexto do encarceramento;
•    Discutir a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto das avaliações psicológicas no sistema prisional;
•    Discutir a atuação da(o) psicóloga(o) no contexto das avaliações psicológicas no sistema socioeducativo;
•    Refletir acerca da relação entre criminalidade, saúde mental, encarceramento e atuação psicológica;
•    Compreender os entrelaçamentos nas novas perspectivas de gestão prisional (APAC e PPP);
•    Discutir as relações entre criminalidade e dependência química;
•    Discutir os entrelaçamentos do processo de humanização do atendimento no contexto prisional e socioeducativo;
•    Discutir os atravessamentos do trabalho na saúde do servidor do sistema prisional.

 

PÚBLICO
Psicólogas(os), demais profissionais envolvidas(os) e/ou interessadas(os) na temática da Jornada.

REALIZAÇÃO
Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG)

LOCAL
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Auditório Ministro Carlos Fulgêncio Peixoto - Rua Goiás, 229, Centro, Belo Horizonte/MG

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 
 

PROGRAMAÇÃO

DIA 13 (Quinta-feira)

 

8h30      Credenciamento 

9h30      Abertura


9h50      Conferência "As Psicologias e as suas interfaces nos contextos prisional e socioeducativo"

                 Conferencista: Vilene Eulálio de Magalhães 

10h50    Mesa "Atuação em modelos alternativos de gestão prisional: APAC e PPP"

                 Palestrantes: Leiliana Sousa | Rosania Camila Gomes
                   
Mediação: Bruna Azevedo 

12h30     Intervalo


13h30     Mesa "Enfrentamento da humanização do atendimento: os diferentes contextos de                                 atuação"

                 Palestrantes: Daniel Silva | Fabiane Xavier | Maria Aparecida Nascimento I Raquel Pylro | Rúbia Marques 
                 Mediação: Angélica Nogueira
 


15h45      Mesa "O aparecimento do sujeito na instituição com o viés da socioeducação"

                 Palestrantes: Daniela de Castro | Renata de Freitas I Victória Oliveira Mafra
                   
Mediação: Núbia Vieira
 

 

DIA 14 (Sexta-feira)

8h             Mesa "Dependência química: intervenções possíveis?"

                  Palestrantes: Filippe de Mello I Luciano Pinheiro | Watrislene Souza Duarte
                     
Mediação: Lidiane Nunes
 

10h30     Mesa "Avaliação psicológica no contexto prisional"

                  Palestrantes: Andréa Lopes I Antônio de Pádua Serafim | João Delfim  
                  Mediação: Fernando Miranda

12h30      Intervalo


13h30      Apresentação "Pesquisa sobre atuação da(o) psicóloga(o) no Sistema Prisional"

                  Palestrante: Ana Maria Carvalho
                  Mediação:
Cláudio Junio 

14h20      Mesa "Quem cuida de quem cuida?"

                  Palestrantes: Júlia Dorigo | Rodrigo Padrini
                  Mediação: Luciana Ferreira


16h           Conferência "Avaliação crítica e perspectivas da atuação da(o) psicóloga(o) à luz do Sistema                    Prisional"

                  Conferencista: Márcia Badaró
                     
Mediação: Vilene Eulálio de Magalhães


17h            Encerramento

                  Palestrante: General Mário Lúcio Alves Araújo

                     

Ana Maria Carvalho

Psicóloga da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. Especialista em Neuropsicologia. Coordenadora suplente da Comissão do Sistema Prisional e Socioeducativo do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais.


Andréa Lopes

Graduada em Psicologia (FEAD-MG). Servidora pública na Secretaria de Estado de Administração Prisional, lotada no Presídio Antônio Dutra Ladeira em Ribeirão das Neves/MG. Possui certificação em Mediação de Conflitos (TJMG) e experiência em Psicologia Jurídica e em Saúde Mental (TJMG)

Antônio de Pádua Serafim

Psicólogo e neuropsicólogo. Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia; coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP) . Coordenador do curso de especialização em Avaliação Neuropsicológica (IPq/HCFMUSP). Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Professor do Programa de Neurociências e Comportamento (IPUSP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Daniela de Castro
Especialista em Terapia Familiar Sistêmica (Instituto Crescent/Faculdade de Vitória) e especialista em Saúde Mental da Criança e do Adolescente (Faculdade de Ciências Médicas). Trabalhou com as medidas em meio aberto, Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, de 2011 a 2013, no município de Curvelo. Trabalha na SESP com as medidas de internação no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas, desde 2014.

Daniel Silva
Graduado em Gestão Pública (Ênfase em Instituições Prisionais - PUC Minas) e em Psicologia (Newton Paiva). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFMG- FAE) e mestrando (UFMG- FAE). Agente de segurança socioeducativo. Atua como coordenador do Programa de Justiça Restaurativa da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo. 


Fabiane Xavier

Graduação em Psicologia (PUC Minas). Especialista em Criminologia (Academia de Polícia Civil de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas). Atua como psicóloga no Centro de Apoio Médico e Pericial da Secretaria de Estado de Administração Prisional desde 2008.


Filippe de Mello

Psicólogo e mestre em Psicologia (Universidade Federal de São João del-Rei). Conselheiro do XV Plenário do CRP-MG, coordenando as comissões de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e, de maneira colegiada, a comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG. Membro do Intercambiantes e do CEBES. 

 

João Delfim

Graduado em Psicologia e Filosofia (UERJ), mestre em Filosofia (UGF) e em Mediação de La Maestria Latino Americana Europea em Mediación e Negociacón em La Ciudade de Buenos Aires (Institut Universitarie Kurt Bosh - Suiza y La Associación Civil Programa de Estudios Postgrado - Argentina). Pós-graduado em Psicologia Jurídica (UERJ e UCAM), em Psicanálise (USU) e em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ e UGF). Título de Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia.  Título de Mediador Sênior pelo TJ-RJ. Professor no curso de Pós-Graduação Sócio-Jurídico da UNISUAM, lecionando a disciplina de Mediação Comunitária. Trabalha há 25 anos no Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro, onde coordenou por 15 anos o Projeto Vida de capacitação de Promotores de Saúde e Cidadania. Atua como Mediador no Centro de Mediação do Fórum de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca do TJ-RJ desde 2009, e presta serviços para as Câmaras: CCMA-RJ e Equilibre RJ.


Júlia Dorigo

Psicóloga, doutora em Psicologia Social e do Trabalho (USP). Professora de Psicologia no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Atua nas áreas de saúde do trabalhador e promoção da diversidade nos ambientes de trabalho.


Leiliana Sousa

Graduada em Psicologia (PUC Minas). Pós-graduada em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas (UNA). Trabalha no Crepop/CRP-MG há 10 anos, pesquisando sobre conhecimentos e práticas da Psicologia aplicados às políticas públicas.


Luciano Pinheiro

Psicólogo, especialista em Dependência Química e em Terapia Cognitivo Comportamental. Especializando em Saúde Mental. Diretor de Atendimento e Acolhimento aos Usuários de Drogas e seus Familiares da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas do Estado.


Márcia Badaró

Psicóloga aposentada da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ. Mestre em Psicologia Social e especialista em Psicologia Jurídica. Foi professora convidada do Curso de Psicologia Jurídica da UERJ. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia onde coordena o GT Psicologia e Sistema Prisional. Representou o CFP até 2018 no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Autora do livro "Sistema Prisional: Contando e recontando histórias  - As oficinas de leitura como processos inventivos de intervenção" (Ed. Juruá, 2012). Co-autora dos livros "A inserção e prática dos psicólogos no sistema prisional do RJ: um resgate histórico" e "Fragmentos de discursos (não tão amorosos) sobre o Exame Criminológico - Um livro falado" . Co-autora de artigos publicados nas Revistas Mnemosine/UERJ (2011, 2014 e 2017) e Psicologia, Ciência e Profissão (CFP, 2017).  


Maria Aparecida Nascimento

Analista executivo de Defesa Social - psicóloga do Presídio Feminino José Abranches Gonçalves. Psicanalista da Ato Escola de Psicanálise.

Raquel Pylro

Graduada em Psicologia (PUC Minas), extensão em Psicanálise e Criminologia (UFMG) e em Psicologia Penitenciária (Portal Educação). Psicóloga da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. Atua como Analista Executiva de Defesa Social no Presídio de Matozinhos desde 2015.


Renata de Freitas

Psicóloga (PUC Minas). Pós-graduada em Psicoterapia de família e casal (PUC Minas). Atua há quatro anos como Analista Executiva de Defesa Social - psicóloga no Centro Socioeducativo.


Rodrigo Padrini

Psicólogo na Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais. Atua na Diretoria de Atenção ao Servidor. É mestre e doutorando em Psicologia (PUC Minas).


Rosania Gomes

Graduada em Psicologia (PUC Minas). Pós-graduada em Saúde Mental na Prática Contemporânea (PUC Minas). Psicóloga no Complexo Penitenciário Público-Privado em Ribeirão das Neves/MG.

Rúbia Marques
Psicóloga Clínica e especialista em Psicanálise em Instituições de Saúde (PUC Minas). Histórico profissional com atuação no SUS e assistência privada à saúde. Atualmente lotada no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto.
 

Victória Oliveira Mafra

Psicóloga (Universidade Vale do Rio Doce - Univale). Sociopsicomotrista pós-graduada (CESIR - Núcleo Ramain-Thiers). Atua há 5 anos como técnica no Centro Socioeducativo de Governador Valadares (CSEGV).

Vilene Eulálio de Magalhães

Graduada em Psicologia (PUC Minas), mestrado em Sexologia (Universidade Gama Filho), especialização em Altos Estudos em Política e Estratégia Escola Superior de Guerra), em Psicodrama (Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte) e em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (UNI-BH). Atua como servidora pública da Secretaria de Estado da Administração Prisional de Minas Gerais, professora titular do Centro Universitário UNA e profissional liberal no Consultório de Psicologia. Diretora da Diretoria de Atenção ao Servidor da Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais. Conselheira coordenadora da Comissão de Psicologia no Sistema Prisional e Socioeducativo do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais (CRP-MG).


Watrislene Souza Duarte

Psicóloga, especialista na Assistência aos Usuários de Álcool e outras Drogas (FHEMIG). Diretora geral da Terceira Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania; coordenadora de grupos reflexivos temáticos sobre drogas - Convênio TJ/MG Belo Horizonte e Vespasiano. Coordenou o projeto Prevenção à Violência e Uso de Drogas em Escolas Públicas em BH e Itabira. Professora na formação em Toxicomania. Coordenou o núcleo de assistência aos usuários de álcool e outras drogas. CAPS II Sabará/MG.

PALESTRANTES

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now