PROGRAMAÇÃO

22 de abril de 2021 (Quinta-feira)
 

18h30 Abertura "Psicologia do Esporte: da formação à profissionalização"

CONVIDADAS(OS):

Wellington da Cruz Alvarenga  
Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia do Esporte subsede Triângulo do CRP-MG.. 
Lourdes Aparecida Machado    
Conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais. 

Lívia Viana
Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp).
Andrea Pesca
Presidente da Associação Brasileira em Estudos de Psicologia do Esporte e Exercício.
Paula de Paula 
Psicóloga e mestra em Treinamento Esportivo. Professora nos cursos de Psicologia e Educação Física.

 

23 de abril de 2021 (Sexta-feira)
 

8h30 Mesa "Psicologia do Esporte nos cursos de graduação em Minas Gerais: que Psicologia é essa?"

CONVIDADAS(OS):

Talita Rocha Santos  
Psicóloga esportiva e clínica. Mestre em Psicologia, Cognição e Comportamento. Graduada em Psicologia. Formação em Acceptance and Commitment Therapy. Professora da disciplina Psicologia do Esporte na Faculdade Ciências da Vida.
Telma Sara Q. Matos  
Doutora em Psicologia, mestra em Educação, pós-graduada em Neuropsicologia.  Possui graduação em Formação e Bacharelado em Psicologia e graduação em Licenciatura Plena em Educação Física. Pós-graduada em Neuropsicologia. Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte  (ABRAPESP). Foi psicóloga do Centro de Treinamento de Atletismo Caixa SESI Uberlândia - MG. Hoje, professora do curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, onde supervisiona estágio profissionalizante em Psicologia do Esporte.
Wellington da Cruz Alvarenga 
Psicólogo Clínico e do Esporte/Atividade Física. Especialista em Psicologia do Esporte e da Atividade Física. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia do Esporte da subsede triângulo do CRP-MG. Membro da Diretoria de Projetos AEDEC-Brasil e da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB/MG (CEVENB).

MEDIADORA:
Alessandra Peixoto Monteiro
Graduada em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Diferenças Individuais. Especialista em Psicologia do Esporte e em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua como psicóloga clínica e esportiva. Professora da Universidade Salgado Filho e do curso de formação de árbitros da Escola Mineira de Futebol. Integrante da Comissão de Orientação em  Psicologia do Esporte do CRP-MG. Instrutora Nacional do Pilar Mental da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (Ca-CBF) e coordenadora do Pilar Mental da CA-CBF da Região Sudeste do Brasil. Secretária da Associação Mineira de Profissionais de Futebol (AMPF), membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp). Representante do Brasil na Sociedade Latino-americana e Ilhas do Caribe de Psicologia Desportiva (Solcpad).

10h30 Mesa "Psicologia do Esporte e suas perspectivas na graduação, pós-graduação e em projetos especiais"

CONVIDADAS(OS):

Emmi Myotin  
Graduada em Psicologia e em Educação Física. Mestra, doutora e pós-doutora em Psicologia. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Social do Esporte da UFMG (GEPSE). Possui certificação da ISSP.
Franco Noce  
Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. Membro do Managing Council da International Society of Sport Psychology - ISSP.
Paula de Paula   
Graduada e doutora em Psicologia, professora de Educação Física, mestre em Treinamento Esportivo. Professora da FAPSI e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante. Foi psicóloga do esporte na base do Clube Atlético Mineiro (2002 a 2012).

MEDIADOR:
Sérgio Dias Cirino
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Psicologia. Coordenador do Grupo de Estudos em Psicologia Social do Esporte (GEPSE). Interesses de pesquisa: História e ensino da Psicologia; Orientação Profissional e de Carreira; Psicologia do Esporte.

13h30 Mesa "Psicologia do Esporte e Políticas Públicas"

CONVIDADAS(OS):

Adriana Pereira 

Graduada em Psicologia, especialista em Psicologia do Esporte, mestre em Educação Especial e Doutora em Psicologia Social. Professora Adjunto da PUC-Goiás e líder do Grupo de Estudos em Gênero, Esporte e Mídia na mesma instituição. Na Psicologia Social do Esporte atua em pesquisa, ensino, consultoria e intervenção.

Juliana Santana Prado

Psicóloga do Esporte no Projeto Viva Esporte da Prefeitura Municipal de Betim - MG.  Especialista em Saúde Mental.
Marcelo de Melo Mendes    
Formação em Psicologia e Educação Física, mestre em Educação e doutorando em Estudos do Lazer.  Gerente de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte e técnico de Judô da Adevibel. Faixa Preta de Judô, 5º Dan.

MEDIADORA:
Paula de Paula

Graduada e doutora em Psicologia, professora de Educação Física, mestre em Treinamento Esportivo. Professora da FAPSI e do curso de Educação Física da PUC Minas. É psicanalista praticante. Foi psicóloga do esporte na base do Clube Atlético Mineiro (2002 a 2012).

15h30 Mesa "Psicologia do Esporte: uma visão de atletas e treinadores"

CONVIDADAS(OS):

Bruno Soares   
Tenista profissional desde 2001. Campeão de 34 títulos na ATP, sendo 6 grand slams. Bi campeão mundial 2016 e 2020. Atual número 5 do ranking mundial.

Camilla Orlando

Bacharel em Educação Física. Formação em Cinesiologia. Licença B da CBF e licença A da CBF em curso. Especialização FIFA em Futebol Feminino. Treinadora Sub18 e auxiliar Sub16 e Profissional.  Campeã Brasileira sub18, Sul Americana Sub 16 e Gaúcha Sub18 e Profissional. Red Bull Bragantino (2020 a 2022). Treinadora profissional. Melhor Treinadora Campeonato Paulista Feminino 2020.
Daniele Matias Hypolito

Ginasta brasileira com participação em cinco Jogos Olímpicos, vice-campeã mundial no solo, possui 10 medalhas em Jogos Panamericanos e 14 títulos nacionais.

Ricardo Picinin    
Graduado em Educação Física,  pós-graduando em Gestão do Esporte e Direito Desportivo.  Técnico de voleibol - Nível III. Instrutor da Universidade Corporativa do Vôlei.  Quatro medalhas em Campeonatos Mundiais com a Seleção Brasileira Feminina de Base (dois ouros, uma prata e um bronze).  Três vezes vice-campeão da Superliga Feminina de voleibol;  Campeão Mineiro adulto pelo Minas Tênis Clube, Mackenzie Esporte Clube e Praia Clube;  Campeão Paulista adulto - Taubaté.

MEDIADOR:
Franco Noce

Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. Membro do Managing Council da International Society of Sport Psychology - ISSP.

24 de abril de 2021 (Sábado)
 

8h30 Mesa "A atuação da(o) psicóloga(o) no contexto do esporte competitivo de base"

CONVIDADAS(OS):

Antônio Luiz Prado Serenini 
Mestre em Ciência do Esporte, doutor em Psicologia. Psicólogo esportivo da Seleção Brasileira de Voleibol infantojuvenil e juvenil (1991 - 2020).  Psicólogo esportivo de equipes e atletas de várias modalidades.

Camila de Castro Barros Valicente  
Psicóloga especialista em Psicologia do Esporte e Neuropsicologia. Formação em Dinâmica de Grupos e Coaching Ontológico Transformacional. Atuação no Cruzeiro Esporte Clube com categorias de base (2017 a 2021) e do Minas Tênis Clube (2010 a 2017). Trabalha desde 2003 com diversas modalidades, dentre elas: futebol (F e M), futsal, judô, taekwondo, MMA, natação, tênis, triathlon.

Poliana da Conceição Fraga Gonçalves 
Supervisora na área de Psicologia do Esporte no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais nas modalidades de Judô e Ginástica Aeróbica. Formada em Psicologia do Esporte e Treinamento. Graduanda em Neuropsicologia. 

MEDIADORA:
Marisa Lúcia de Mello Santiago

Mestre em Ciências do Esporte, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Psicóloga das categorias de base do Clube Atlético Mineiro. Foi coordenadora da área de Psicologia do Esporte e psicóloga do Minas Tênis Clube (2015 – 2019).

10h30 Mesa "Diversidade, gênero e questões étnico-raciais no esporte"

CONVIDADAS(OS):

Ewerton Donis de Melo  
Graduando em Psicologia. Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia Camilla Rosato. Foi voluntário do projeto de extensão Psicologia do Esporte como recurso terapêutico de transformação social nas Lutas. Ex-atleta de futebol de base.

Nicole Rose Assis da Silva
Casada com a Bárbara, mãe da Dominique.Jogadora profissional de Poker on-line. Ex-jogadora profissional de futebol. Jogou até os 21 anos, quando se assumiu e perdeu carreira, amigos e quase todos os familiares. Passou a se dedicar ao tênis e se tornou professora em um clube, dando aulas para cerca de 150 alunos. Ministra aula de Poker on-line. Possui um time que forma jogadores profissionais e lançou um curso para jogadores recreativos.
Rodrigo Gosling ​
Ativista de diversidade e inclusão. Ex-diretor e goleiro do Bharbixas Esporte Clube, primeiro time poliesportivo LGBTI de Minas Gerais e campeão da LiGay. Foi um dos responsáveis por fazer um jogo inédito entre atletas Bissexuais e Gays no Mineirão.

MEDIADORA:
Camila Fátima Vieira de Souza

Psicóloga, atuante na Clinica do Esporte e Clínica Antirracista. Membro das Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Orientação em Psicologia do Esporte do CRP-MG. Trabalhou com Psicologia do Esporte no Projeto Jovens Estrelas e Programa Fica Vivo! Estuda psicanálise e racismo pelo Coletivo Di Jeje.

13h30 Mesa "Reflexões sobre a Psicologia do esporte paralímpico"

CONVIDADA(OS):

Lucas Marques Lara

Graduado em Psicologia, pós-graduando em Terapia Cognitivo Comportamental. Possui curso de Capacitação em Ciências do Esporte com Ênfase na Psicologia do Esporte – Mundus Esportivus. Psicólogo Esportivo da equipe Paralímpica de Halterofilismo do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU). Psicólogo Esportivo das categorias de base do Uberlândia Esporte Clube. Psicólogo Esportivo da equipe de futsal do Uberlândia Academy. Realiza consultoria de Psicologia do Esporte e atendimentos individuais, auxiliando atletas de diversas modalidades Olímpicas e Paralímpicas.
Marcelo de Melo Mendes  
Formação em Psicologia e Educação Física, mestre em Educação e doutorando em Estudos do Lazer.  Gerente de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte e técnico de Judô da Adevibel. Faixa Preta de Judô, 5º Dan.

Silvandino Assis ​
Graduado em Psicologia, estagiário Centro de Treinamento Esportivo - CTE/UFMG. Psicólogo da equipe de natação paralímpica da Sociedade dos Amigos do Deficiente Visual de Minas Gerais (SADEVI/MG). Psicólogo voluntário no Centro de Referência Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Membro do Grupo de Estudo em Psicologia Social do Esporte (GEPSE/UFMG). 


MEDIADOR:
Franco Noce

Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. Membro do Managing Council da International Society of Sport Psychology - ISSP.

15h30 Mesa "Contribuições da Psicologia para o esporte competitivo profissional"

CONVIDADAS(OS):

Amanda Dorvalina de Almeida 

Líder da área da Psicologia do Esporte no Minas Tênis Clube, com atuação na modalidade de natação (alto-rendimento e base).  Voluntária no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE), com atuação na modalidade de Atletismo Olímpico.  Atua no Centro de Formação Renascer (CFR), iniciação ao futebol.
Marisa Lúcia de Mello Santiago  
Mestre em Ciências do Esporte, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Psicóloga das categorias de base do Clube Atlético Mineiro. Foi coordenadora da área de Psicologia do Esporte e psicóloga do Minas Tênis Clube (2015 – 2019).

Michelle Leal Rios ​
Psicóloga e ex-atleta tenista. Especialista em Futebol, possui diversos cursos em Biofeedback, Formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Treinamento Mental. Psicóloga do Esporte do Time Profissional e Coordenadora do Departamento de Psicologia do Esporte nas categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube.  Trabalhou por 9 anos como psicóloga das categorias de base e do time profissional do Clube Atlético Mineiro. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, treinamento mental e reabilitação.

MEDIADOR:
Nil Costa 

Psicólogo das categorias de base do América Futebol Clube, especialista em Psicologia do Esporte. .

logo.png
DA FORMAÇÃO
À PROFISSIONALIZAÇÃO
 
              DE 22 A 24 DE ABRIL
 
              www.youtube.com/ascomcrpmg
capa 1 (2).png
capa 1.png