top of page

SEMINÁRIO

PSICOLOGIA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
19 DE 20 DE JULHO 2018
BELO HORIZONTE

PALESTRANTES

 

Ângela Maria da Silva Gomes
Graduada em Engenharia Florestal (UFV), mestra em Control de Contaminación Ambiental (Universidad Politécnica de Madrid - Espanha), doutora em Geografia (UFMG). Professora no curso de Engenharia Ambiental na Faculdades Integradas Pitágoras, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); diretora do Sindicato de Professores de Minas Gerais (Sinpro-Minas); e coordenadora Nacional  de Formação Política do Movimento Negro Unificado. 

Antonio Bispo dos Santos
Quilombola residente no quilombo Saco Curtume em São João do Piauí (PI). Lavrador formado por mestras e mestres de ofício e especialista em aproveitamento de quintal orientado pela avó. Autor do livro "Quilombos, modos e significado" e da sua reedição ampliada com o título "Colonização, quilombos: modos e significações".

Avelin Buniaca Kambiwa
Indígena, mãe, professora, palestrante, socióloga, Especialista em gênero, raça e estudos religiosos. Militante dos Direitos Humanos, Direitos Indígenas e Direitos da Mulher. Assessora Parlamentar da Gabinetona Áurea Carolina e Cida Falabela (PSOL).

 

Benilda Regina Paiva de Brito
Negra, lésbica, pedagoga, mestra em Gestão Social (UFBA). Coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras de BH (Nzinga); e técnica Social do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de MG. Integrante da Plataforma DHESCA e do Grupo Assessor da ONU Mulher. Militante do Movimento Nacional de Mulheres Negras.

Célia Zenaide da Silva
Mulher preta, psicóloga (PUC Campinas). Trabalhadora da política pública do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); e educadora social. Militante do movimento negro e de mulheres. Integrante da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil subsessão de Campinas. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia.

Fransérgio Goulart
Favelado, historiador, militante do Mov de Favelas e do Fórum Grita Baixada. Fomentador do Espaço Pra Que e Pra Quem Servem as Pesquisas sobre Favelas?

Jeane Tavares

Graduada em Psicologia (UFBA), mestra em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública (UFBA), pós doutoranda com o tema "Sofrimento psíquico e adequação cultural da clínica psicoterápica à população negra". Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); coordenadora do Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (UFRB); líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva da UFRB; pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa e Cooperação Técnica FA-SA: Comunidade, Família e Saúde (FASA-ISC/UFBA); e professora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Criadora e administradora da página “Saúde Mental da População Negra” @saudementalpopnegra.

Paula Gonzaga

Graduada em Psicologia e mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Professora Assistente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – Paulo Freire (UFSB), doutoranda em Psicologia Social (UFMG), vinculada ao Núcleo de Pesquisa Conexões de Saberes. 

bottom of page