top of page

SEMINÁRIO

PSICOLOGIA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
19 DE 20 DE JULHO 2018
BELO HORIZONTE

PALESTRANTES

 

​

Ângela Maria da Silva Gomes
Graduada em Engenharia Florestal (UFV), mestra em Control de Contaminación Ambiental (Universidad Politécnica de Madrid - Espanha), doutora em Geografia (UFMG). Professora no curso de Engenharia Ambiental na Faculdades Integradas Pitágoras, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH); diretora do Sindicato de Professores de Minas Gerais (Sinpro-Minas); e coordenadora Nacional  de Formação Política do Movimento Negro Unificado. 

​

Antonio Bispo dos Santos
Quilombola residente no quilombo Saco Curtume em São João do Piauí (PI). Lavrador formado por mestras e mestres de ofício e especialista em aproveitamento de quintal orientado pela avó. Autor do livro "Quilombos, modos e significado" e da sua reedição ampliada com o título "Colonização, quilombos: modos e significações".

​

​

Avelin Buniaca Kambiwa
Indígena, mãe, professora, palestrante, socióloga, Especialista em gênero, raça e estudos religiosos. Militante dos Direitos Humanos, Direitos Indígenas e Direitos da Mulher. Assessora Parlamentar da Gabinetona Áurea Carolina e Cida Falabela (PSOL).

​

 

Benilda Regina Paiva de Brito
Negra, lésbica, pedagoga, mestra em Gestão Social (UFBA). Coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras de BH (Nzinga); e técnica Social do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de MG. Integrante da Plataforma DHESCA e do Grupo Assessor da ONU Mulher. Militante do Movimento Nacional de Mulheres Negras.

​

​

Célia Zenaide da Silva
Mulher preta, psicóloga (PUC Campinas). Trabalhadora da política pública do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); e educadora social. Militante do movimento negro e de mulheres. Integrante da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil subsessão de Campinas. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia.

​

​

Fransérgio Goulart
Favelado, historiador, militante do Mov de Favelas e do Fórum Grita Baixada. Fomentador do Espaço Pra Que e Pra Quem Servem as Pesquisas sobre Favelas?

​

​

Jeane Tavares

Graduada em Psicologia (UFBA), mestra em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública (UFBA), pós doutoranda com o tema "Sofrimento psíquico e adequação cultural da clínica psicoterápica à população negra". Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); coordenadora do Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (UFRB); líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva da UFRB; pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa e Cooperação Técnica FA-SA: Comunidade, Família e Saúde (FASA-ISC/UFBA); e professora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Criadora e administradora da página “Saúde Mental da População Negra” @saudementalpopnegra.

​

​

Paula Gonzaga

Graduada em Psicologia e mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Professora Assistente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – Paulo Freire (UFSB), doutoranda em Psicologia Social (UFMG), vinculada ao Núcleo de Pesquisa Conexões de Saberes. 

bottom of page