SOBRE
Tema do 10º Congresso Nacional da Psicologia:
“O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.
O que é:
Corep define as diretrizes que deverão nortear a gestão do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais para o próximo triênio (2019-2022). A participação nesta importante instância de deliberação é restrita a psicólogas e psicólogos que forem eleitas(os) delegadas(os) nos Pré-Congressos. Acontece de 5 a 7 de abril.
O CNP, por sua vez, define diretrizes e ações políticas a serem priorizadas pelos Conselhos de Psicologia para o triênio 2019 a 2022. Com isso, define a contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. Nele são inscritas e apresentadas as chapas que concorrerão ao próximo mandato do Conselho Federal de Psicologia.
Objetivos:
- Promover a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) do Estado de Minas Gerais possibilitando a participação dos mesmos na definição da contribuição do Sistema Conselhos para desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão.
- Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao XVI plenário do CRP-MG.
- Propor diretrizes políticas referentes ao tema do 10º Congresso Nacional de Psicologia a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia.
- Eleger as(os) delegadas(os) e suplentes para representar o CRP-MG no 10º Congresso Nacional da Psicologia.
Etapas realizadas:
Como preparação para o Corep, são realizados eventos preparatórios e pré-congressos.
Nos eventos preparatórios são discutidos temas relacionados ao eixo central do CNP e ocorre a formulação de propostas.
Já nos pré-congressos as propostas são apreciadas e as aprovadas são encaminhadas para nova votação durante o Congresso Regional. Nos pré-congressos também ocorre a eleição de delegadas(os) para o Corep. Só participam do Congresso psicólogas(os) e estudantes eleitas(os) delegadas(os) nos pré-congressos.
Eixos:
A realização de todo o trabalho é orientada por três eixos:
1 – Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos
Aperfeiçoamento na organização democrática e representativa do Sistema, sendo constituído pelo Conselho Federal de Psicologia e os 23 Conselhos Regionais.
2 – O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e os direitos humanos
Dialogar com a sociedade na proposição de contribuições éticas, políticas e técnicas da psicologia voltadas à defesa da democracia e da garantia de direitos, condição indispensável para o alcance dos objetivos do exercício profissional.
3 – Do exercício profissional
Reflexões críticas sobre a formação profissional acadêmica e continuada, a precarização do trabalho, a laicidade da psicologia, os impactos para o exercício profissional na clínica, educação, justiça, saúde, assistência, áreas emergentes, organizações, entre outras.